Receita libera download do programa Imposto de Renda 2018: Como baixar!

Para enviar a sua declaração através do download do programa Imposto de Renda 2018 o contribuinte necessita de um programa virtual. Este é o Receita.Net, disponível online para download do programa Imposto de Renda 2018. Saiba como funciona e mais detalhes a seguir!

download do programa Imposto de Renda 2018

Download do programa Imposto de Renda 2018

Imposto de Renda 2018

No primeiro trimestre do ano é o período para os brasileiros enviarem a sua declaração do Imposto de Renda 2018. Ela deve reunir os ganhos e gastos do período de 01 de janeiro a 31 de dezembro do ano anterior. 

O envio é online e acontece através do programa Receita.Net. Basta preencher os campos em branco de forma correta de acordo com as solicitações do órgão federal. O não envio pode acarretar multa e penalidades porque é considerado ‘crime fiscal’. 

Pessoa física e jurídica contam com prazos diferenciados para enviar a sua declaração. Primeiro inicia-se com as empresas com o período de um pouco mais de 30 dias. Depois devem realizar o envio as pessoas físicas listando também seus dependentes. 

Quem não possui renda e for maior de 18 anos deve declarar o imposto de igual forma. Deve declarar como isento mas não deve deixar de realizar o envio.


Programa para declarar o Imposto de Renda 2018

O envio da declaração Imposto de Renda não é mais feito por formulário impresso como acontecia há alguns anos. Agora todo o processo é virtual através de um programa gratuito disponibilizado pela Receita Federal. 

O Receita.Net é funciona através do download do programa Imposto de Renda 2018. Ele deve ser baixado da única fonte considerada segura: o próprio site da Receita.

O formulário é preenchido online nos campos em branco e depois é só clicar em ‘enviar’. O órgão recebe e dentro de um prazo estipulado realiza a verificação das informações. Caso esteja tudo correto o contribuinte não cai na conhecida “malha fina”


Como baixar o programa do Imposto de Renda 2018

O download do programa Imposto de Renda 2018 deve ser realizado dentro do site da Receita. Para realizar você deve:

  • Entrar no site da Receita Federal clicando aqui;
  • Escolha qual o sistema operacional do seu computador: Windows, Multiplataforma ou outro;
  • Clique e baixe o programa. 

O download será direcionado para a pasta mais comum do seu computador onde você baixa outros programas. É só dar dois cliques e esperar ele abrir. 

Clique em “ok” nas telas seguintes e o programa será aberto automaticamente na tela. 


Como evitar erros no Imposto de Renda 2018

Preencher o formulário correto do Imposto de Renda 2018 é crucial para não cair na malha fina. O primeiro passo é ler todas informações na tela com atenção. 

Um dos erros mais comuns é discrepância de valores. Os centavos e reais podem confundir no momento da digitação o declarante. Por uma posição da vírgula errada você pode precisar pagar e não receber restituição como o esperado. Preencher os campos com valores é importante. 

Quanto aos dependentes há erros muito comuns. Um deles é listar o mesmo CPF em duas pessoas. Pai e mãe, por exemplo, não podem colocar o mesmo dependente. Deve ser atrelado a apenas um deles ou cairá na ‘malha fina’.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...