Demonstrativo de rendimentos INSS: Consulta e emissão (DISPONÍVEL)

Um dos dados a serem incluídos na declaração do Imposto de Renda é o demonstrativo de rendimentos INSS. O documento fica disponível online. Não é necessário pagar taxa para obter o demonstrativo de rendimentos INSS e isso pode ser feito sem sair de casa!

Demonstrativo de rendimentos INSS

Demonstrativo de rendimentos INSS

Demonstrativo de rendimentos INSS

Todos os que são contratados com carteira assinada em uma empresa possuem rendimentos fixos. E todos os anos as empresas liberam o demonstrativo de rendimentos. O documento é emitido tanto para quem trabalha em empresa pública como privada. 

Os dados que constam no demonstrativo são todos os rendimentos obtidos no ano anterior, de 01 de janeiro a 31 de dezembro do ano base. Ele também informa quanto de imposto ficou retido na fonte.

✓ Veja como realizar a Declaração do Imposto de Renda 2018!

Mas existe o demonstrativo de empregados em atuação no mercado e dos aposentados e pensionistas. Este é o demonstrativo de rendimentos INSS, disponibilizado pelo Instituto Nacional de Seguridade Social. 


Para que serve o demonstrativo de rendimentos INSS 

O documento é liberado pelo INSS e emitido apenas uma vez ao ano. Ele mostra o saldo disponível em sua conta no primeiro e no último mês e quanto você ganhou ao longo do ano. 

Este é o principal documento para informar para a Receita Federal que aposentado e pensionista possui rendimento e de quanto seria. Sendo o valor mensal fixo ou não o INSS comprova e por cruzamento de dados a Receita não coloca o contribuinte na malha fina. 

São aposentados os que recebem um valor mensal do INSS por idade ou por tempo de serviço.

Pensionistas são todos os que recebem pensam, seja por morte, invalidez, doença degenerativa, de separação do cônjuge (pensão alimentícia) e outros casos. Estes devem informar o valor exato inclusive de ganhos extras ao longo do ano.


Como obter o demonstrativo de rendimentos INSS

O extrato dos rendimentos do ano base consta no demonstrativo de rendimentos INSS. Ele fica disponível para acesso ou impressão através do site do INSS. Para obter é preciso:

  • Entrar no site Meu INSS  clicando aqui;
  • Escolher a opção no canto esquerdo da tela “Extrato de Imposto de Renda (IR)”;
  • Na nova tela serão solicitados login e senha de acesso. Caso não tenha ainda siga o passo a passo na tela para fazer o seu cadastro;
  • Já no seu cadastro escolha o ano base e o extrato será visualizado na tela. 

A seguir você pode salvar o documento em PDF ou imprimir.

Não é necessário imprimir a menos que tenha que entregar a seu contador. Isso porque o documento não é enviado para a Receita Federal e sim as informações contidas nele.


Demonstrativo de rendimentos INSS disponível nas agências

Outra forma de obter o demonstrativo de rendimentos INSS é através do atendimento no INSS. Dentro das unidades do Instituto Nacional de Seguridade Social é possível solicitar o documento diretamente com um atendente. 

O INSS, contudo, pede que se dê preferência a obter o demonstrativo de rendimentos INSS online. O serviço é gratuito e evita filas nas agências, deixando o atendimento lento.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...