Como receber a restituição do Imposto de Renda: Consulte o lote residual!

Ao longo do ano quase muitos contribuintes pagam impostos a mais. Não há problema. Podem receber de volta por meio da restituição do Imposto de Renda. Cada brasileiro que informou a sua renda e seu gasto e possui dinheiro a receber de volta da Receita Federal recebe a sua restituição do Imposto de Renda em débito em conta. Confira como funciona a seguir!

restituição do Imposto de Renda

Restituição do Imposto de Renda

Restituição do Imposto de Renda

Anualmente todos os brasileiros devem declarar o seu Imposto de Renda (IR) à Receita Federal. Todos declaram de alguma forma. Quem é menor de idade entra como dependente de algum CPF e possuindo renda ou não é necessário enviar a sua declaração. 

A declaração é realizada por meio de formulário virtual. O preenchimento e envio acontece através do programa do órgão, o Receita.net. Ele está disponível para download no site da própria instituição. 

Tendo uma renda e ganhos extras mas também gastos, os brasileiros informam tudo no seu formulário para a Receita. É calculado virtualmente então os tributos a serem pagos e quando há gastos a mais há uma devolução. A restituição do Imposto de Renda 2018.

Os gastos e ganhos devem ser informados no período de um ano. Devem ser listados se estiverem entre 01 de janeiro e 31 de dezembro do ano anterior. Gastos com dependentes diretos devem ser informados também. 


Valor da restituição do Imposto de Renda

Cada pessoa possui um valor único da restituição do Imposto de Renda. A menos que os ganhos e gastos durante o período de um ano sejam exatamente iguais, duas pessoas não recebem a mesma coisa. 

O valor a receber da restituição do Imposto de Renda é calculado no momento do envio da declaração. Assim que se envia o formulário completo surge na tela a informação de quanto se há a receber.

Em alguns casos não há restituição e sim imposto a pagar. Neste caso é gerada uma ordem de pagamento com data de validade máxima. A boa notícia é que o imposto pode ser parcelado em até 36 vezes.


Como receber a restituição do Imposto de Renda

Durante o envio da declaração do IR o contribuinte informa a sua conta corrente ou poupança. É por ela que o valor da restituição do Imposto de Renda é pago. 

O pagamento é realizado em lotes. De acordo com o Estatuto do Idoso os maiores de 65 anos possuem prioridade em receber os pagamentos. Em segundo lugar na fila entram os professores da rede pública de ensino de acordo com resolução recente. 

Além dos lotes tradicionais alguns pagamentos de restituição do Imposto de Renda podem ficar para depois. É o conhecido como lote extra. São aqueles que necessitaram corrigir alguma informação em sua declaração ou enviaram em atrado. 


Lote extra da restituição do Imposto de Renda

A divulgação da data dos lotes é realizada pela própria Receita Federal em seu site. Para realizar a consulta basta:

  • Entrar no site da Receita Federal  clicando aqui;
  • Visualize na tela as datas dos lotes. 

Todos os lotes são informados nesta página e atualizados caso as datas mudem.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...