Perdeu o Prazo da Declaração Imposto de Renda? O que fazer?

O contribuinte que perdeu o prazo da declaração Imposto de Renda tem que se informar sobre como proceder para resolver. A partir do momento em que o contribuinte perdeu o prazo da declaração Imposto de Renda, ele está com uma pendência perante a Receita, portanto, é necessário saber como regularizar.

Perdeu o Prazo da Declaração Imposto de Renda
Perdeu o Prazo da Declaração Imposto de Renda

A Receita Federal é o órgão responsável pela administração do Imposto de Renda de pessoas físicas e jurídicas. Todos os anos, o órgão faz a publicação dos prazos finais para a entrega do IR, mas é considerável o número de contribuintes que acabam não entregando dentro desse prazo.

Declaração Imposto de Renda

A declaração do Imposto de Renda ocorre todos os anos e os contribuintes que são obrigados a fazer a mesma devem ficar de olho nos prazos finais para entrega da documentação completa.

A Receita Federal é quem fará o recebimento e análise das declarações do Imposto de Renda. Aqueles que entregam a documentação atrasada acabam sofrendo com aplicação das multas. Todos os anos o número de contribuintes com declarações pendentes é grande.

➤ Confira Também o Post sobre:
 Simulação Imposto de Renda 2018
 Tabela Imposto de Renda 2018

E se não fizer a declaração do Imposto de Renda, o que acontece? Veja as informações e saiba por que evitar essa pendência:

  • Deixar de declarar o imposto de renda é considerado sonegação;
  • Além da multa pela falta de entrega da documentação pedida, o fisco poderá cobrar o imposto devido sobre a renda não declarada, mais multa de 150% e juros SELIC.

Assim que a Receita Federal fizer a publicação dos prazos referentes ao ano vigente, todos os envolvidos poderão consultar as informações diretamente no site desse órgão: Acesse aqui


Perdeu o Prazo da Declaração Imposto de Renda?

Perdeu o prazo para declarar o imposto de renda? Saiba o que fazer. A primeira recomendação é sempre evitar esse tipo de pendência, mas se já aconteceu, saiba como buscar a solução mais adequada para o seu caso.  

Os contribuintes que estão obrigados a fazer a declaração e não procedeu como tal devem buscar a regularização junto com a Receita Federal. Veja qual foi o valor da multa cobrada a quem deixou passar do prazo para declarar no último ano base:

  • Multa mínima por atraso na declaração do Imposto de Renda: R$ 165,74.

 

Quem perdeu o prazo para declarar o imposto de renda deverá fazer o envio da declaração o quanto antes, pois a multa é calculada conforme o tempo de atraso.

Veja qual é o valor máximo da multa aplicada:

  • Multa máxima por atraso na declaração do Imposto de Renda: 20% do Imposto sobre a renda devida.

Como proceder?

Faça a sua declaração do IR o quanto antes e envie para a Receita Federal. O órgão disponibiliza um programa específico para auxiliar as pessoas que possuem dúvidas sobre como realizar o procedimento, o importante é fazer de forma correta e completa, para evitar pendências.

Perdeu o Prazo da Declaração Imposto de Renda? O que fazer?
1 votes, average 5 out of 5!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *