O que acontece se não declarar Imposto de Renda?

É muito importante que o cidadão saiba o que acontece se não declarar imposto de renda, principalmente para que ele possa evitar esse tipo de pendência. A Receita Federal é o órgão responsável e ela tem penalidades específicas. Saiba o que acontece se não declarar imposto de renda e entenda porque evitar essa ação.

O que acontece se não declarar Imposto de Renda?

O imposto de renda 2018 é um assunto que preocupa a maioria dos cidadãos. Ele sabe da importância de fazer a declaração para evitar pendências áreas relacionadas a Receita Federal. Confira mais informações sobre o procedimento e entendo o que acontece quando essa declaração não é feita.

Declaração do Imposto de Renda

A declaração do Imposto de Renda é um procedimento que deve ser realizado todos os anos, mas para isso é necessário que o cidadão entenda se ele se encaixa na obrigatoriedade de fazer esse procedimento.

O cidadão que se encaixa na obrigatoriedade, tem que fazer esse procedimento e sempre tendo atenção quanto aos prazos. A obrigatoriedade varia de acordo com os rendimentos tributáveis no ano-base. No site da Receita Federal é possível consultar todos os dados.

  • Veja quem é obrigado a declarar imposto de renda: Acesse Aqui

Se você  está dentro dos requisitos mencionados no site da Receita Federal, tenha muita atenção quanto aos prazos e faça o procedimento dentro do período certo para que você evite as pendências. No próximo tópico você vai conferir as informações sobre o que acontece quando não declaramos o imposto.

Como Fazer a Declaração do IR?

Para te ajudar na declaração, a própria Receita disponibiliza um programa por meio do qual é possível fazer o procedimento. Entre no site desse órgão e faça o download, o programa é gratuito.

  • Baixe o programa e faça a sua declaração: Clique Aqui

Agora que você sabe como fazer a declaração do Imposto de Renda, tenha muito cuidado com o prazo final para esse procedimento. O prazo passa por alterações todos os anos e é necessário saber qual a data se aplica para o ano vigente.

O que acontece se não declarar Imposto de Renda

Outro assunto muito importante é saber o que acontece se não declarar o imposto de renda. Entendendo a situação, você passa a perceber porque é importante fazer a decoração e sempre dentro dos prazos estabelecidos pela Receita Federal.

Veja as informações abaixo e entenda o que acontece quando a declaração não é feita:

  • Quem atrasa, paga uma multa mínima de R$165,74, mas pode ser elevada para 20% do imposto devido;
  • Outra penalidade é para quem tem imposto para pagar e não fez, nesse caso o valor é de 0,33% ao dia e com limite de 20%, mais a aplicação da taxa SELIC.

Em suma, quando o cidadão atrasa, ele acaba tendo uma pendência financeira muito maior.

O que acontece se não declarar Imposto de Renda?
AVALIE esse artigo: