IRPJ 2018: Declaração e Restituição

Da mesma forma que as pessoas físicas precisam declarar o seu imposto de renda em 2018, as pessoas jurídicas (empresas) também precisam realizar esse processo. O IRPJ 2018 como é chamado, também é cobrado anualmente e de forma obrigatória. A não declaração do IRPJ 2018 poderá render grandes problemas administrativos aos empresários. 

IRPJ 2018

IRPJ 2018

Atualmente com o auxílio das novas ferramentas de comunicação, como a internet, ficou muito mais fácil ficar por dentro das informações importantes sobre a declaração do IRPJ 2018.

Lembre-se: Estar por dentro das leis é primordial!


Quem precisa declarar o IRPJ 2018?

Apesar de ser um imposto obrigatório para as instituições, existem algumas exceções. Inicialmente o IRPJ 2018 deverá ser pago por todas as organizações que possuam CNPJ – Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica.

Porém, caso a sua empresas seja de micro e pequeno porte podem recorrer a outros tributos com taxas menores, como o exemplo do Simples Nacional, modalidade de recolhimento apropriada para empresas desses determinados perfis. 

Se você precisa declarar, saiba que a alíquota do IRPJ 2018 será de 15% em cima do lucro anual da organização. Em casos de lucros acima de R$20.000,00 além da porcentagem já citada, o contribuinte deverá desembolsar mais 10% sobre a parcela.

Se você preferir, poderá realizar o pagamento Imposto de Renda Pessoa Jurídica também de forma trimestral. Se escolher essa modalidade, deverá pagar nos meses de março, junho e setembro.

Conheça nos próximos tópicos como declarar o seu IRPJ 2018.


Como declarar o IRPJ 2018?

Diferentemente do IRPF 2018, o processo de declaração do IRPJ 2018 é bem mais complicado, pois requer uma quantidade muito maior de informações e documentos. 

Caso você seja um inciante dessa prática, nós recomendamos que procure um profissional da área contábil. 

Erros ou informações incompletas na declaração poderão lhe colocar em sério problemas com a Receita Federal.

Caso você esteja seguro para realizar a sua declaração do IRPJ 2018 por si só, acesso o site da Receita Federal  e realize através do próprio site ou utilizando o programa para computadores oferecido pelo órgão. 

Ainda no site da Receita Federal, você poderá acompanhar os lançamentos das suas informações através do acesso a cópia do seu IRPJ 2018. Para consultar o seu IRPJ clique aqui.


Como Pessoas Jurídicas Inativas Declaram o seu IRPJ ?

O termo “Inativo” Corresponde a empresas que não efetivaram suas atividades operacionais e financeiras. Confira o passo a passo para realizar a declaração do Imposto de Renda Pessoa Jurídica 2018 de empresas nessa situação:

  • Acesse o site da Receita Federal ;
  • Em seguida preencha o seu CNPJ;
  • CPF do responsável pelo CNPJ;
  • Código de Segurança;
  • Clique em “Confirmar”.

Pronto! Com alguns clique poderá começar a declaração 2018 da sua empresa inativa.


Restituição IRPJ 2018

Caso o contribuinte pague um tributo indevido ou acima do necessário, terá direito a solicitar a sua restituição. Trata-se da devolução do valor indevido acrescido de juros.

Os saldos poderão ser restituídos pelo programa Programa PER/DCOMP nas eventualidades a seguir:

  • De apuração anual, a partir de janeiro do ano-calendário subsequente ao do encerramento do período de apuração;
  •  De apuração trimestral, a partir do mês subsequente ao do trimestre de apuração;
  •  De apuração especial decorrente de cisão, fusão, incorporação ou encerramento de atividade, a partir do 1º (primeiro) dia útil subsequente ao do encerramento do período de apuração.

Para ter acesso a sua restituição IRPJ 2018 clique aqui.

Agora que você já está ciente sobre as informações do IRPJ 2018, aguarde o cronograma oficial e se organize com antecipação para quitar suas pendências com a Receita Federal.

Para manter nossos leitores sempre bem informados, assim que houver a divulgação de novas informações sobre o Imposto de Renda Pessoa Jurídica  adicionaremos a este post.

 

IRPJ 2018: Declaração e Restituição
1 votes, average 5 out of 5!