Declaração Imposto de Renda Completa ou Simplificada: Entenda!

A declaração imposto de renda completa ou simplificada são as duas opções disponibilizadas pela Receita Federal. Entenda a diferença entre declaração imposto de renda  2018 completa ou simplificada e veja como elaborar cada uma delas.

Declaração-Imposto-de-Renda-Completa-ou-Simplificada
Declaração Imposto de Renda 2018

A Receita Federal do Brasil é o órgão responsável pela administração desse tributo. Esse órgão permite que as declarações sejam entregues no modelo simplificado ou completo, aqui você vai entender a diferença entre eles.

Declaração Imposto de Renda Completa 

O modelo declaração imposto de renda completa é indicado para aquele cidadão que tem muitas despesas dedutíveis, principalmente se elas ultrapassam 20% da renda. Nesse casos, o modelo ideal é o completo.

Entenda a diferença entre os tipos de declaração do IR.

Consulte as informações abaixo referentes a esse tipo de declaração:

  • Para contribuintes que possui muitas despesas dedutíveis;
  • Se as despesas dedutíveis exceder 20% da renda, o ideal é a decoração completa;
  • É necessário informar todas as fontes de renda recebida, até mesmo dos dependentes.

Caso o contribuinte fique com dúvida sobre qual é o modelo mais indicado, não tem problema. Basta ele efetuar a sua declaração através do modelo completo e, no final do procedimento, o próprio sistema fará a indicação sobre qual é o mais indicado para ele.

Declaração Imposto de Renda Simplificada

A declaração de imposto de renda simplificada é indicada para aquele cidadão que tem poucas despesas dedutíveis, como o próprio nome já fala, a declaração será simples e por isso que esse modelo acaba sendo o ideal.

Agora confira as informações sobre o funcionamento da declaração simplificada do Imposto de Renda:

  • Para contribuintes com poucas despesas dedutíveis;
  • A declaração deve envolver todas as fontes de renda, tanto do cidadão, como também dos seus dependentes;
  • O sistema aplica o desconto padrão para essa modalidade.

Conforme mencionado anteriormente, o próprio sistema faz a indicação sobre o melhor modelo para a sua declaração. Caso seja o modelo simplificado, automaticamente, o sistema aplicará o desconto padrão de 20% e migrará as informações da declaração para o modelo simples.

Programa para Declarar Imposto de Renda

O programa para declarar o imposto de renda é desenvolvido e disponibilizado pela Receita Federal. Ele é gratuito e pode ser baixado diretamente no site desse órgão público.

  • Caso você ainda não tenha baixado o programa do IR: Acesse Aqui

Para quem tem dúvidas sobre como fazer a declaração de forma correta, o programa foi desenvolvido para ajudar essas pessoas. Ele se encontra disponível para Mac, Windows, Linux e outras plataformas. No site você tem acesso a todas as informações.

Agora que você entendeu a diferença entre declaração completa e simplificada do Imposto de Renda, o próximo passo é ficar de olho nas datas para não deixar o prazo encerrar.

Declaração Imposto de Renda Completa ou Simplificada: Entenda!
1 votes, average 5 out of 5!