Consulta Imposto de Renda: Ano base

Faça a consulta Imposto de Renda direto no site da Receita Federal do Brasil. Consulte as instruções dadas aqui para que você entenda como fazer a consulta Imposto de Renda online. O serviço foi criado para melhor atender o cidadão que precisa ter acesso as informações sobre o IR.

Consulta-Imposto-de-Renda
Consulta Imposto de Renda

Imposto de Renda

O imposto de renda é um dos tributos administrados pela Receita Federal do Brasil, ele se aplica tanto para pessoas jurídicas, como também para pessoas físicas, mas é necessário entender quem precisar declarar.

Não são todas as pessoas que estão dentro da obrigatoriedade de fazer a declaração de imposto, entender quais são os detalhes é fundamental para saber se você deve declarar ou não.

Imposto de Renda.

As informações sobre a obrigatoriedade de declaração do imposto de renda passa por alterações todos os anos, depende muito do ano base. Mas a Receita Federal publica as informações para que todos possam consultar de maneira rápida e fácil, caso ainda não tenha consultado, entre no site: Acesse aqui 

Programa para Declarar o IR

O programa para declarar imposto de renda é disponibilizado pela Receita Federal, o intuito é ajudar aquelas pessoas que precisam fazer esse procedimento e estão com dúvidas sobre como realiza-lo.

O download do programa pode ser feito diretamente no site desse órgão público e ele é totalmente gratuito. Caso ainda não tenha baixado: Acesse Aqui 

Faz toda diferença utilizar o programa na hora de fazer a declaração e isso evita que você esqueça algum detalhe importante. Ele está disponível para Windows, Mac, Solaris, Linux e também para multiplataformas.

Consulta Imposto de Renda

Após fazer a declaração, o próximo passo é aguardar para que o procedimento de consulta possa ser realizado, ele também ocorrerá dentro do site da Receita Federal. Todos os procedimentos relacionados a esse tributo estarão disponíveis no site desse órgão público.

Na dúvida sobre como consultar Imposto de Renda, saiba que a receita faz a liberação desse procedimento após a conclusão das declarações. O processo de consulta é gratuito e poderá ser efetuado em qualquer dia da semana e dentro de qualquer horário.

Consulte as instruções a seguir para entender como consultar:

  • Informe o número do CPF;
  • Informe o exercício (ano base);
  • Informe a data de nascimento;
  • Preencha os caracteres gerados na tela;
  • Após realizar os procedimentos acima, clique no botão “Consultar”;
  • O sistema retornará com as informações na tela e o cidadão poderá imprimir, se desejar.

Consultar as restituições do Imposto de Renda é um procedimento que pode ser realizado online. Seguindo as orientações dadas acima não tem segredo, só não se esqueça de acessar o sistema após a liberação pela Receita Federal, antes disso não é possível efetuar o procedimento.

 

Consulta Imposto de Renda: Ano base
2 votes, average 5 out of 5!