Como Declarar Financiamento no Imposto de Renda: VEJA!

Entenda como declarar financiamento no Imposto de Renda, esse processo é necessário em muitos casos e acaba gerando dúvidas nos cidadãos. Saiba como declarar financiamento no Imposto de Renda e veja como funciona.

Como Declarar Financiamento no Imposto de Renda

Os bens financiados também devem ser declarados no imposto de renda e esse processo acaba gerando muitas dúvidas nos cidadãos, nesses casos, é interessante ir atrás de informações e instruções para que você entenda como o procedimento pode ser realizado de forma correta.

Financiamento no Imposto de Renda 2018

As compras parceladas e financiadas por vendedores ou compradores devem estar presentes na declaração do imposto de renda e esse procedimento acaba sendo considerado algo complicado para a maioria das pessoas.

A confusão sobre como declarar financiamento no Imposto de Renda é algo muito normal. A primeira coisa que o contribuinte deve saber é que o valor que deve ser declarado é aquele que efetivamente foi gasto ou recebido com a compra ou com a venda e não o seu preço total.

Veja quais são os tipos mais comuns de financiamentos na declaração do Imposto de Renda:

  • Financiamento de imóveis;
  • Financiamento de veículos.

É importante ressaltar que as informações sobre os financiamentos e parcelamentos no Imposto de Renda é obrigatório tanto para quem efetua a venda, como também para quem faz a compra.

Como Declarar Financiamento no Imposto de Renda

O objetivo de se declarar as compras parceladas ou financiadas é que a Receita Federal quer saber e verificar a sua capacidade para pagar aquele bem. Por isso que não podemos nos esquecer dessa informação dentro da declaração do imposto de renda.

A declaração do Imposto de Renda é um procedimento obrigatório para quem preenche os requisitos para tal. O cidadão tem que estar ciente dos prazos para que ele faça o procedimento dentro dos períodos determinados pela Receita Federal.

  • Declaração do valor desembolsado no ano de referência;
  • Quantidade efetivamente paga deverá ser informada na declaração;
  • No campo específico é necessário informar as condições da compra ou venda.

O processo para declaração do Imposto de Renda vai conter os espaços específicos para que o cidadão coloque as informações a respeito do financiamento ou parcelamento do ano base, portanto, não precisa se preocupar porque tem lugar para que você possa descrever todos os detalhes que precisa.

  • Baixe o Programa para fazer a declaração do IR, acesse o site da Receita Federal: Clique Aqui

O mais indicado é o uso do programa para declarar imposto de renda que é disponibilizado pela Receita Federal, com base nele é possível fazer a declaração completa e contendo todos os detalhes necessários. Mas também existe a opção de fazer o procedimento por intermédio de um contador.

O programa disponibiliza um espaço específico para que o cidadão possa declarar financiamentos no Imposto de Renda. Não se esqueça de ler as informações e fazer o preenchimento correto do que está sendo pedido.

Como Declarar Financiamento no Imposto de Renda: VEJA!
1 votes, average 5 out of 5!