Como Declarar Empregada Doméstica no Imposto de Renda

Está com dúvidas sobre como declarar empregada doméstica no Imposto de Renda? Esse ponto sempre gera dúvidas e aqui deixaremos algumas instruções necessárias sobre como efetuar a declaração corretamente. Confira as informações e saiba como declarar empregada doméstica no Imposto de Renda.

Declarar Empregada Doméstica no Imposto de Renda

A declaração do Imposto de Renda 2018 deve ser completa, o cidadão não pode se esquecer dos detalhes que são importantes nessa documentação. A declaração da empregada doméstica no Imposto de Renda sempre gerou dúvidas e quando isso acontecer com você não deixe de buscar instruções sobre como realizar corretamente o procedimento.

Declaração do Imposto de Renda

A Receita Federal do Brasil é o órgão responsável por receber as declarações do imposto de renda e quem faz o procedimento de forma errada ou incompleta acaba tendo problemas posteriores. Os problemas podem contribuir para que você pague alguma multa ou até mesmo caia na malha fina.

A melhor maneira de fazer o procedimento correto da declaração Imposto de Renda é utilizando o programa disponibilizado pelo órgão. Ele é gratuito e pode ser baixado a qualquer momento.

O programa disponibiliza uma ficha completa com os dados que deverão ser inseridos na declaração e ele também traz a opção de uma declaração simples e também de uma completa.

O modelo completo é indicado para declarações com maior número de detalhamento, a simples é para quem tem poucos dados a serem decorados.

  • O programa pode ser baixado no site da Receita Federal: Acesse Aqui

Como declarar empregada doméstica no Imposto de Renda?

Declarar empregada doméstica no Imposto de Renda é um procedimento que é mais simples do que a maioria dos cidadãos imagina. Primeiramente, é necessário entender que não é o salário total do empregado que será declarado e sim a contribuição patronal do INSS.

Aqueles pagamentos referentes a contribuição patronal do INSS para empregado doméstico poderão ser informados na declaração do Imposto de Renda, na ficha de “Pagamentos efetuados”, cujo código é 50.

O desconto da contribuição paga ao INSS é que será deduzido no Imposto de Renda, o salário do empregado não. É muito importante entender essa diferença para que você possa efetuar a declaração corretamente.

Abaixo a sintetizamos melhor as informações sobre como informar a empregada doméstica no imposto de renda:

  • Na declaração não será deduzido o salário total no empregado doméstico;
  • Deverá constar apenas a contribuição patronal do INSS;
  • A dedução é limitada a contribuição para o INSS sobre o equivalente a um salário mínimo;
  • Se o empregado doméstico recebe mais do que um salário mínimo, a limitação continua sendo aplicada;
  • O desconto no Imposto de Renda é válido somente para o empregado doméstico com carteira registrada;
  • Empregados eventuais, como diarista ou faxineira, não estão poderão ser incluídos na declaração;
  • Só é considerado empregado doméstico aquele que trabalha 3 dias ou mais na semana.
Como Declarar Empregada Doméstica no Imposto de Renda
1 votes, average 5 out of 5!